quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rumo à Fase Seguinte...

Perfilnorte 3-2 Primavera

Perfilnorte (3) - Joaquim Araújo, Paulo Peixoto, Daniel Vila Boa (1), Hélder Costa (1) e Rafael Pinto.
Jogaram ainda: Kevin Costeira (1), Filipe Costa e Alberto Sousa.

Primavera (2) - Marco Rosas, Paulo Silva, Miguel Pinto, José Silva (1) e Sérgio Lopes (1).
Jogaram ainda: Nuno Vieira, Filipe Coelho, Igor Sá, António Soares e José Carneiro.

Ao intervalo: 2-0.

Só um autêntico descalabro podia retirar a Primavera da fase seguinte e, por outro lado, só uma derrota pesada, no mínimo por três golos de diferença, faria com que a Perfilnorte fosse ultrapassada pelo seu opositor. Portanto, cenários altamente improváveis.

Apesar da vitória, a exibição da Perfilnorte deixa mais dúvidas que certezas: será que na fase a eliminar vamos encontrar a equipa que surpreendeu os campeões em título com uma fantástica prestação na jornada inaugural? Ou vamos encontrar a equipa desinspirada e algo individualista que passou bastantes dificuldades para vencer os adversários que se seguiram pela margem mínima? O jogo de quinta-feira, contra a Posterede, vai ajudar a esclarecer todas as dúvidas.

A Primavera, por seu turno, demonstrou mais uma vez que não é uma equipa fácil de se vencer, não desistindo nunca de lutar pelo melhor resultado possível. Uma equipa coesa, com alguns processos de jogo assimilados como a marcação dos lances de bola parada que tão bons resultados têm dado.

A parte inicial da partida foi bastante equilibrada, o primeiro lance de perigo pertenceu à Perfilnorte na sequência dum excelente trabalho de Daniel Vila Boa na linha de fundo, mas quando pretendia fazer um ‘passe de morte’ para um colega, foi interceptado por um defesa contrário. Na resposta, é Miguel Pinto que aparece em excelente posição e com possibilidade de ultrapassar o guardião contrário, mas Joaquim Araújo defende com as mãos fora da área resultando num livre perigoso que não foi bem aproveitado pelos homens da Primavera.

Aos 10 minutos, Hélder Costa atira ao poste e a bola percorre a linha de golo sem sofrer qualquer desvio para dentro da baliza. Depois deste lance, o jogo entrou num ritmo frenético com jogadas de perigo de parte a parte: primeiro, novamente por Hélder Costa num remate muito perigoso do meio da rua; logo a seguir, um excelente trabalho de Filipe Coelho que Daniel Vila Boa desvia para canto; na resposta, grande movimentação de Kevin Costeira que fica isolado mas perde-se com a bola e permite um corte providencial de Marco Rosas; até que, ainda no seguimento da jogada anterior, a felicidade vem de encontro com Daniel Vila Boa que vê o seu remate, aparentemente sem perigo, ser desviado por um defesa contrário traindo Marco Rosas.

A reacção da Primavera foi momentânea e José Carneiro teve por duas vezes perto de desviar a bola para o fundo da baliza, de cabeça a um cruzamento de António Soares e, logo a seguir, na sequência dum livre directo apontado por Sérgio Lopes. No entanto, seria a Perfilnorte a acabar por cima nos últimos instantes da primeira parte: Kevin Costeira com um lance genial tira dois adversários do caminho e aumenta a vantagem e, no instante seguinte, ainda teve tempo para enviar uma bola ao poste.


Recuperação Inglória...

Na segunda metade, a Primavera dominou por completo as operações e esteve várias vezes perto do golo. Miguel Pinto culpava o pé esquerdo por ter atirado por cima em excelente posição após passe de Filipe Coelho. No mesmo minuto, é este jogador que desfere um remate violento com a bola a passar ao lado da baliza de Joaquim Araújo. José Silva, num excelente apontamento individual fica na cara do guarda-redes contrário mas permite uma boa defesa. Sérgio Lopes, após assistência de Nuno Vieira num pontapé de linha lateral atira, com muito perigo, ao lado. Até que, à passagem do minuto 33 e num lance que já tinha dado bons resultados no jogo contra a Hydra iT, Sérgio Lopes desta vez atira a contar após excelente movimentação dentro da área enquanto Nuno Vieira marcava o canto.

A Perfilnorte, finalmente, sentiu que o jogo ainda não estava ganho e reagiu de imediato. Kevin Costeira no seguimento de mais uma brilhante jogada individual tira dois adversários do caminho mas atira ao lado e Paulo Peixoto, descaído pela lateral, obriga Marco Rosas a efectuar uma grande defesa com a mão esquerda.

Apesar da reacção, seria a Primavera a empatar a partida numa jogada idêntica ao primeiro golo mas desta vez com António Soares a marcar o canto e José Silva a finalizar.

Quando já se esperava uma igualdade entre as duas equipas e já no decorrer do último minuto, Kevin Costeira assiste à entrada da área Hélder Costa que remata colocado para o fundo das redes.


MVP Kevin Costeira (Perfilnorte)

É o tipo de jogador a quem se permite tudo porque tem rasgos de pura magia que resultam em jogadas fantásticas. Neste jogo marcou um golo sensacional, teve duas ou três arrancadas sublimes com dribles curtos a passar pelos adversários e ainda assistiu Hélder Costa para o golo da vitória.
Filme dos Golos:

14' (1-0) - Remate de Daniel Vila Boa que sofre um desvio no adversário e trai Marco Rosas inaugurando o marcador...

18' (2-0) -
Grande jogada individual de Kevin Costeira a ultrapassar 2 adversários e a colocar a bola fora do alcance do guarda-redes contrário...

33' (2-1) -
Canto de Nuno Vieira com Sérgio Lopes a aparecer no coração da área e a reduzir para a Primavera...

35' (2-2) -
Tirado a papel químico do golo anterior, mas agora com outros intérpretes. Canto marcado por António Soares e finalização de José Silva...

39' (3-2) -
Jogada de entendimento entre Hélder Costa e Kevin Costeira com o primeiro a finalizar com um remate forte e colocado...


Ficha de Jogo...


Flash Interview Hélder Costa (Perfilnorte)...



Flash Interview Miguel Pinto (Primavera)...



Adeptos Perfilnorte...

7 comentários:

DaniVB disse...

Ok, pronto... este comentário é sério.

Pela análise feita pelos repórteres de serviço, fica a ideia que a PerfilNorte tem equipa boa demais para os adversários que tem encontrado pela frente e facilita muito perante tantas fragilidades adversárias.

No meu entender, e sou suspeito porque sou jogador da equipa, não corresponde totalmente à verdade essa análise. Tem que ser dado mérito às equipas que têm jogado contra nós.

A ver... no primeiro jogo, fizemos um jogo realmente bom, quase brilhante e a vitória não pode ser posta em causa, tanto mais que chegamos a ter 4 golos de diferença.

No jogo com a Hydra IT, o MVP da partida foi o GR (grande Costa, pá...) adversário, que só não parou o que não conseguiu. Apesar disso, eu próprio reconheci no final da partida algum deslumbramento da nossa parte. Ainda assim, ganhamos bem e outro resultado que não a nossa vitória seria altamente injusto e penalizador.

Ontem, jogamos contra uma equipa organizada, não foi fácil entrar na defesa deles e, apesar de algum individualismo, acho que ganhamos bem. Talvez tenhamos entrado na segunda parte com a atitude errada, mas na primeira fomos donos e senhores do jogo, obrigando o adversário a jogar sempre em contra-ataque. O 2-0 ao intervalo atesta o que eu digo.

Quanto ao resto do torneio, estamos cá para ganhar e, com todo o respeito que todos nos merecem, saberemos ter a atitude certa nos jogos que faltam e podem ter a certeza que usaremos as nossas armas para ganhar a quem nos surgir. Uma delas é, face à qualidade dos nossos jogadores, o um-para-um, que é apelidado de individualismo. Isso não ganha jogos, mas ajuda a desbloquear...

Saudações a todos, em particular à espectacular organização do torneio! (Isto apesar de não responderem aos meus comentários no facebook...)

Vicente disse...

Eu acho é que não ficaste muito contente com a parte do "Daniel Vila Boa que vê o seu remate, aparentemente sem perigo, ser desviado por um defesa contrário traindo Marco Rosas" :-)

Mas fizeste uma boa análise, tás contratado para repórter :-)

DaniVB disse...

O quê? Estás a dizer que o meu golo foi um... vá lá... como hei-de dizer... chouriço???

Foi tudo calculado... "vou chutar contra aquele gajo ali, a bola ganha outra trajectória e engano o GR. Que puto de golão que vai ser... ainda melhor que os do Lamelas!!", foi mesmo isto que eu pensei, pá! É pura arte!!! :)

Quanto a ser repórter... é um case-study... posso estar disponível, quem sabe... :)

DaniVB disse...

É verdade... e a nossa classificação? Não é actualizada? Quando chegar a casa, logo à noit...inha, quero ver isso direito, pá!!

Vicente disse...

Com certeza q vai estar actualizada...

Posso até adiantar que a Perfilnorte ficou em primeiro com 9 pontos e mais de 20% dos golos da Perfilnorte foram da autoria do Daniel Vila Boa... mesmo com ajuda dos adversários :-)

DaniVB disse...

Bem, afinal ainda não está actualizada, porra!!!

E já é noit...inha, pá!!

Ó Vicente, pensei que tinhas dito que de certeza que estaria actualizada! Que falhanço... :)

Bem, agora vou num instante ao Facebook...

Lamas disse...

Agora sim, já é noitinha... :)

E já está actualizado...

Vê se tens uma filha e depois anda falar comigo... :)